top of page

Vereadores defendem distribuição de ivermectina e cloroquina em Água Doce contra Covid-19

  • Foto do escritor: Portal Minha Água Doce
    Portal Minha Água Doce
  • 14 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

A disponibilização da ivermectina para prevenir a COVID-19 e do composto cloroquina/azitromicina para pacientes diagnosticados positivos com o novo coronavírus foi pauta da sessão remota da Câmara de Vereadores de Água Doce na noite desta segunda-feira (13).


A Indicação ao Executivo 007/2020, de autoria do vereador James Francisco Beal foi aprovada por unanimidade e também defendida pelos demais vereadores que pedem que o prefeito disponibilize os medicamentos na farmácia do município para quem desejar utilizá-los no combate ao vírus. Beal acredita que a ivermectina não tem contra-indicações e que a cloroquina deve ser utilizada sob acompanhamento médico, estando cada munícipe apto a escolher se faz ou não uso dos medicamentos.


Apesar disso, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a OMS, reforçam o entendimento de que não há evidências de que esses medicamentos tenham efeito confirmado no combate à doença causada pelo coronavírus.


Na última quinta-feira (09), a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária; alertou para o úso da ivermectina. O órgão ligado ao Ministério da Saúde reforçou que o vermífugo é recomendado contra parasitas, não tendo nenhuma eficácia comprovada contra o vírus causador da Covid-19.


A hidroxicloroquina, por sua vez, apesar de apresentar efeitos colaterais sérios e não ser comprovadamente eficiente contra a Covid-19, tem protocolo elaborado pelo próprio Ministério da Saúde tanto para casos leves, quanto para pacientes graves. Na última semana, Bolsonaro divulgou ao menos dois vídeos em que aparece defendendo o medicamento que já foi descartado pela Organização Mundial da Saúde, com a qual, segundo ele, tem se tratado desde que começou a ter sintomas do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

 
 
 

Comentários


© 2015-2021 por MINHA ÁGUA DOCE. Criado por Júlio Fantin

bottom of page