Consórcio: Água Doce protocola intenção de compra de 5 mil doses de vacina contra a Covid-19
- Portal Minha Água Doce

- 5 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

O consórcio municipal por mais vacinas contra Covid-19 no Brasil, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), obteve um total de 1.703 prefeituras inscritas. O prazo para adesão terminou às 12h desta sexta-feira (05). O número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população.
Água Doce foi um dos 26 dos 295 municípios de Santa Catarina que assinou o protocolo de intenções para a compra de vacinas, caso o Governo Federal, através do Plano Nacional de Vacinação não cumpra com seu compromisso de imunizar ainda este ano a maior parte da população nacional. Decisão do STF permite que prefeituras e estados comprem vacinas, caso o Governo Federal não cumpra com suas obrigações.
De acordo com a secretária da Saúde, Patrícia de Faria, em contato com o Minha Água Doce, a orientação da Prefeita Nelci Fátima Trento Bortolini foi aderir ao consórcio. "Vamos aguardar o SUS cumprir seu papel, mas caso a imunização não cumpra seu cronograma, vamos comprar doses suficientes para imunizar grande parte da nossa população". A intenção é de adquirir até 5 mil doses do imunizante. O consórcio tentará firmar acordo com todos os laboratórios que apresentarem vacinas com eficácia comprovada e tenham recebido autorização da Anvisa.
Próximos passos do consórcio
Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP.
Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público.
Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.
Minha Água Doce







Comentários