Com 13 macacos mortos, Água Doce se prepara para vacinação contra a Febre Amarela
- Portal Minha Água Doce

- 12 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

O Município de Água Doce deverá aceitar a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina e em breve anunciar a vacinação em massa da população local contra a Febre Amarela. Deverão ser imunizados todos os habitantes que ainda não foram vacinados em outras campanhas.
De acordo com a secretária Municipal da Saúde, Patrícia de Faria, há a notificação de pelo menos 13 macacos mortos no território do Município, desde o início do ano. Nem todos os macacos mortos foram encontrados pelas equipes técnicas. O animal é vítima do mosquito causador da doença, assim como o ser humano. Há suspeitas da contaminação nas divisas com General Carneiro (PR) e Vargem Bonita (SC). O Município de Palmas (PR) que também faz divisa com Água Doce é outro que já registrou casos em seu território.
Sobre a Febre Amarela
A febre amarela é um tipo de doença causada por um vírus e transmitida por meio da picada de um mosquito. Existem dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre, sendo que a diferença entre ambas é o tipo de mosquito que transmite o vírus. No geral, os sintomas são os mesmos.
No caso da febre amarela urbana, quem a transmite é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável por passar para o ser humano, entre outras doenças e condições, a dengue.
A vacinação é disponibilizada gratuitamente pelo SUS. É eficaz e protege por toda a vida. Se não tratada, em indivíduos que não foram imunizados, a doença causa desidratação e pode levar a pessoa a morte.
Os sintomas iniciais da febre amarela são: febre de início súbito e duração de até sete dias, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo e dor abdominal. Esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue.
A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10 % dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos e falência renal.
Minha Água Doce







Comentários