Cidades da região têm sinal analógico desligado em novembro e TV digital passa a ser única opção
- Portal Minha Água Doce

- 8 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Apesar de ter um prazo final até 31 de dezembro de 2023, o sinal analógico será desligado em mais 12 municípios de Santa Catarina em novembro deste ano. A ação impactará mais de 1 milhão de telespectadores. A medida de desligamento total, que começou em todo o Brasil em 2018, tem como objetivo oferecer até 2023 apenas canais digitais para as televisões de todas as cidades brasileiras.
Em Água Doce, a data limite para o desligamento do sinal analógico é 31 de dezembro de 2023, mas devido a aceleração da oferta do sinal digital pelas emissoras, a data limite poderá ser antecipada. Com isso, os telespectadores de Água Doce que não possuem parabólicas ou TV por assinatura, poderão receber o sinal de alta qualidade da NSC TV (Globo), SCC (SBT), TVBV (Band) e ND TV (Record), gratuitamente, sem chiados ou fantasmas. Atualmente, apenas os canais analógicos de Globo e SBT são sintonizados no município. As outras duas emissoras também possuem canais no município mas não estão em funcionamento.
Serão três cidades da região com sinal analógico desligado em 1º de novembro: Caçador, Videira e Xanxerê que já começaram a ter sinal digital a partir de 2013. As demais cidades são do Litoral Norte do Estado. Em setembro foram desligados os sinais analógicos em nove cidades do Sul de Santa Catarina.
O que é sinal digital?
O sinal digital é um novo tipo de sinal que chegará gratuitamente na sua televisão. Os canais abertos irão proporcionar uma melhor qualidade de imagem e som com mais nitidez e alta definição para você. Sem quaisquer chiados ou fantasmas. A TV Digital é aberta e gratuita, ou seja, você continuará a acompanhar seus programas normalmente, só que agora, com mais definição na imagem e sem pagar por isto.
Verifique se o modelo da sua televisão já possui o conversor digital embutido. Caso não, procure um antenista para fazer a instalação do conversor de sinal digital na sua residência. Se o modelo da sua televisão for anterior ao ano de 2010 ou se ela é do modelo tubo, você só precisa comprar um conversor digital e uma antena UHF.








Comentários