Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Água Doce utiliza cargo para enaltecer presidente
- Portal Minha Água Doce

- 17 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

Quantos vereadores possui a Câmara de Vereadores de Água Doce? A resposta correta é nove vereadores, no entanto, desde o dia 02 de abril, quando foi contratado o cargo de assessoria de imprensa do Poder Legislativo Municipal, ficando esse subordinado ao Presidente da Casa, a impressão que qualquer internauta que acessar o site oficial da Câmara de Vereadores de Água Doce tem é de que há apenas um vereador exercendo o cargo. Se não bastasse a falta de coletividade observada, o assessor Nilo Cairo Rocha, que também trabalha em uma emissora de rádio da região, prioriza o veículo que trabalha, com informações por ele produzidas como assessor de imprensa de uma organização pública, devidamente remuneradas pela Câmara Municipal, sendo que todo o trabalho é de livre acesso e utilização da imprensa em geral, não apenas de um veículo de comunicação.
Das 35 notícias referentes à Câmara Municipal, no período de 11 de abril a 16 de maio, 22 delas destacaram exclusivamente o vereador e presidente Jorge Rone Haslinger, transformando o site oficial da Câmara de Vereadores de Água Doce, em um palanque de promoção pessoal. O assessor Nilo faz questão de destacar o trabalho do Presidente, até quando este faz uma visita a uma Pastelada ou quando participa no mesmo dia da inauguração de dois comércios privados (uma sorveteria e um café). O mesmo tratamento ocorre após uma sessão ordinária, quando torna o Presidente o grande interlocutor de todas as ações, ignorando o fato de que nove vereadores foram eleitos pelo voto do povo águadocense.

O site Minha Água Doce teve acesso ao salário pago pela Câmara Municipal ao assessor de imprensa e comunicação social Nilo Cairo Rocha. Ele foi contratado em 02 de abril de 2018, tendo que cumprir 100 horas mensais, com salário de R$ 1.647,84. Em um ano, as despesas com assessoria de imprensa do Poder Legislativo Municipal chegam a cerca de R$ 20 mil. O cargo recém-criado, através de Lei Municipal aprovada em 26 de março deste ano, se justifica caso utilizado para dar transparência ao trabalho dos vereadores. A população de Água Doce tem o direito de saber o que cada vereador faz para melhorar a vida dos águadocenses. Alguns vereadores ouvidos pelo Minha Água Doce revelam indignação pelo uso político da assessoria de imprensa da Câmara. O presidente Jorge Rone Haslinger foi procurado pela reportagem, mas preferiu não se pronunciar. O que faz uma assessoria de imprensa? A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês publicity não tem a ver com publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

Assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Água Doce enviou e-mail reclamando do uso de imagens da sessão ordinária, sem sua autorização. A assessoria de imprensa é um cargo criado justamente para divulgação das ações de uma pessoa, organização ou empresa. Incoerência?







Comentários