top of page

Denúncia: Procura-se agente comunitário de saúde em Água Doce

  • Foto do escritor: Portal Minha Água Doce
    Portal Minha Água Doce
  • 14 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

Água Doce implantou há alguns anos o Programa Saúde da Família, com a contratação via concurso público de 16 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Numa parceria entre governo federal e as prefeituras, os agentes devem cumprir 40h semanais, distribuídas em cinco dias por semana e nos 12 meses do ano. 

No entanto, a Secretaria Municipal de Administração de Água Doce recebeu diversas denúncias relatando que muitos destes agentes comunitários nunca visitaram suas áreas de abrangência. As visitas às residências dos perímetros urbano e rural, são a porta de entrada para a saúde básica do Sistema Único de Saúde (SUS), evitando superlotação nos postos e prevenindo doenças. Além da prevenção de epidemias, os agentes também passam a medir pressão arterial e a realizarem curativos.

Em setembro de 2017, entrou em vigor a nova portaria para a Atenção Básica, que dá maior autonomia aos municípios. Ainda não se há um entendimento se Água Doce vai aderir às novas normas. Ao aderir, cada agente comunitário de saúde ficará responsável por até 650 pessoas, ou seja, não serão mais necessários 16 agentes. Tomando como base os 7.154 habitantes (IBGE 2017), poderá haver uma redução para 12 agentes e estes poderão priorizar o atendimento às pessoas com algum problema de saúde ou vulnerabilidade. Seguindo as novas diretrizes, cada agente deverá realizar uma visita a cada residência de sua área, em até 30 dias.

A secretária de Administração, Edna Bissani, declarou à reportagem do Minha Água Doce, que estuda junto com a Secretaria da Saúde a melhor forma de resolver o impasse e deixa o telefone da Prefeitura (3524-0000), para que a população local denuncie qualquer reclamação com funcionários públicos municipais.


 
 
 

Comentários


© 2015-2021 por MINHA ÁGUA DOCE. Criado por Júlio Fantin

bottom of page