top of page

Saiba como se vacinar contra a Febre Amarela em Água Doce - Secretaria Municipal da Saúde orienta po

  • Minha Água Doce
  • 25 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

A Secretaria de Saúde e Promoção Social e o Setor de Epidemiologia do Município de Água Doce estão seguindo as recomendações e orientações da Secretaria de Estado da Saúde. O município faz parte da área de 162 cidades catarinenses onde é recomendada a vacinação contra a Febre Amarela.

De acordo com a secretaria, em contato com o Minha Água Doce, não há motivo para pânico, uma vez que em Água Doce e região não há nenhum caso de febre amarela, mas é muito importante que as pessoas se vacinem, tendo em vista que a vacina já faz parte do calendário vacinal do Município.

A unidade de saúde do município de Água Doce está disponibilizando a população doses de vacina da febre amarela desde 2001, quando foi considerada área de recomendação da vacina da febre amarela. Ela é disponibilizada conforme calendário vacinal desde 2001 para as crianças que completam 9 meses de vida e está indicada para pessoas até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas acima desta faixa etária, gestantes, lactantes e portadores de doenças que afetam o sistema imunológico devem apresentar uma declaração médica autorizando o recebimento da vacina.

Considerando o que acontece no país, foi recomendado à otimização da vacina, através de agendamentos, que proporciona a cobertura vacinal sem o desperdício das doses, pois um frasco contém 10 doses e depois de aberto tem duração de 06 horas. É importante lembrar que quem já tomou a vacina não precisa renovar a proteção, já que a dose padrão, utilizada até então, protege por toda a vida. As pessoas só ficam protegidas depois de 10 dias da aplicação da vacina.

A população que ainda não recebeu a dose da vacina da febre amarela deve procurar a unidade de saúde, com sua carteirinha de vacina e o cartão do SUS. “A Secretaria de Saúde está à disposição para qualquer dúvida e esclarecimento no anexo ao Hospital Nossa Senhora da Paz ou pelo telefone 3524-0585”, informam a secretária municipal Marli Rosa Spagnol Guerreiro e a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Terezinha da Silva.


 
 
 

Comentários


© 2015-2021 por MINHA ÁGUA DOCE. Criado por Júlio Fantin

bottom of page