Lançado o livro digital do Seminário Regional da Água de Água Doce - Faça o download grátis ou visua
- Portal Minha Água Doce

- 21 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Os pesquisadores e organizadores do Seminário Regional da Água de Água Doce (SC), acabam de lançar um E-book (livro digital), sobre o importante evento realizado no Município, nos últimos cinco anos.
Pela localização geográfica e pela topografia, o município de Água Doce, no Meio-Oeste catarinense, apresenta muitas fontes e nascentes nas propriedades rurais que abastecem riachos e rios, tornando-se um importante fornecedor de água para as regiões Oeste e Meio Oeste. A partir dessa configuração hidrográfica considerando-se que o tema da água extrapola as fronteiras de um único município e precisa ser tratado de maneira integrada – e, também, da consciência da necessidade de ampliar iniciativas de educação ambiental (EA), foi criado o I Seminário Regional da Água, em 2013.
Por iniciativa do engenheiro agrônomo Enio Mario Mendes, extensionista rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Doce, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), o Sindicato Rural de Água Doce, as escolas públicas, o Comitê das Bacias do Rio do Peixe, o Comitê da Bacia do Rio Jacutinga e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), foi realizado o I Seminário Regional da Água. O tema foi Água: desafios para a preservação e tratou sobre águas superficiais, uso, manejo e legislação, bem como gestão integrada da água superficial e subterrânea; contou com 190 participantes.
Os últimos seminários realizados
No ano seguinte, em 2014, com a presença de 50 pessoas, o II Seminário Regional da Água abordou a Melhoria da qualidade da água. Em 2015, o III Seminário Regional da Água trouxe discussões sobre Inovação para a Sustentabilidade e como palestrante o Presidente da Itaipu Binacional, Sr. Jorge Miguel Samek, que falou sobre o projeto Cultivando Água Boa: o caso de Itaipu Binacional. Na ocasião também foram abordados os temas: Água para consumo humano: panorama atual e desafios à universalização e sustentabilidade; Proteção de nascentes e uso sustentável da água; Plano de Segurança da Água: o caso SIMAE, reunindo cerca de 200 pessoas. Até 2015 o formato do Seminário foi tradicional: palestras acerca do tema, seguidas de discussão.
A partir do IV Seminário Regional da Água, em 2016, adotou-se um formato mais propositivo e incentivador de ações protagonistas dos diferentes segmentos sociais envolvidos. Contou com 232 participantes e cerca de 1.000 estudantes da educação básica visitando os trabalhos expostos, alusivos à proteção de nascentes. Metodologicamente, foi realizado em duas etapas: em 08 de julho, no Dia Municipal da Água, foi abordado o tema Água: situação mundial desse bem natural e as boas práticas de conservação e a instrumentalização de como fazer proteção de nascentes. Seguiu-se a divisão do público presente em três grandes grupos, que tiveram a tarefa de discutir e propor a realização de ação necessária no seu espaço.
Grupo 1: Proprietários rurais, assentados e técnicos; tema proposto: Proteção de nascentes;
Grupo 2: Usuários, conselheiros, comerciantes, industriários, vereadores, servidores públicos e operadores de políticas públicas; tema proposto: Proteção das margens do Rio Água Doce;
Grupo 3: Comunidade escolar; tema proposto: Projetos, maquetes sobre conservação e proteção de nascentes. Os temas foram discutidos pelos três grupos respectivos, e as ações foram executadas entre julho e outubro de 2016, acompanhadas pela Comissão Organizadora do IV Seminário, que contou com apoio financeiro da Fapesc, Prefeitura, Sindicato Rural, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Epagri.
O Seminário Regional da Água de Água Doce teve sua edição em 2017 e já se estuda a programação da edição 2018. O E-book lançado, no entanto, traz informações até a edição de 2016.








Comentários