Conselho Municipal do Meio Ambiente discute abandono de animais e estuda punição em Água Doce
- Portal Minha Água Doce

- 21 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Na última reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), realizada nesta terça-feira (21), os conselheiros discutiram sobre o abandono de animais pelas ruas do município de Água Doce. A situação é preocupante e já está em estudo a implantação de uma resolução municipal para penalizar os infratores. Os animais de estimação são de responsabilidade de seus proprietários e abandoná-los em terrenos baldios e pelas ruas da cidade é uma ação que deve ser punida com rigor. O número de animais abandonados aumenta todos os anos. Em muitas cidades, cães e gatos domésticos já possuem chip e um Registro Geral Animal (RGA). Os proprietários também devem ficar atentos à castração e vacinas como a da raiva. Uma das iniciativas que merece destaque no município é a Associação dos Voluntários pelo Bem-Estar Animal de Água Doce. A entidade realizou, nos últimos meses, um grande mutirão da castração e resgata diversos cães e gatos que foram abandonados ou que estão vivendo em situação precária, para que interessados possam realizar a adoção.
"Vontade de chorar com tantas fêmeas para castrar e tantos filhotes a procura de um lar. Castre seu animal de estimação e, se você for de Água Doce e não tiver condições, procure os Voluntários pelo Bem-Estar Animal. Vamos ajudar e orientar na medida do possível. Precisamos evitar a qualquer custo novas ninhadas. Cada castração é cara e em Água Doce ainda não existe nenhuma política pública de controle populacional de cães e gatos, tudo depende do trabalho voluntário, de doações e de ajuda daqueles que participam de nossos eventos e promoções. A fila de animais para adoção é gigante e os lares temporários estão cheios. Para piorar, precisamos de casinhas para os animais que vivem amarrados no tempo. Nossa cidade precisa castrar cerca de 450 animais por ano para conseguir controlar a população de cães e gatos. A Prefeitura doou 30 castrações para o mutirão ocorrido em setembro e nós conseguiremos chegar à marca dos 300 animais castrados em um ano de funcionamento da associação, um número bem expressivo para uma cidade que nunca teve nada parecido com isso, mas ainda bem abaixo do necessário". A próxima reunião do Comdema acontece no dia 19 de dezembro e deve ter entre os assuntos prioritários, a regulamentação de responsabilidade aos proprietários de animais domésticos e o apoio público às entidades que se dedicam ao bem-estar animal.

Outros assuntos na pauta do Comdema Os conselheiros também discutiram sobre a audiência pública que aconteceu no dia 14 de novembro de 2017; o resultado da ação referente à coleta do lixo que aconteceu pela administração pública municipal com parceria do CEDUP e colaboração da Comunidade; Oficina que aconteceu sobre carneiro hidráulico; Divulgação dos cursos que serão realizados pela secretaria da agricultura; Responsabilidade pelas licenças quando houver a necessidade de ampliar as estradas municipais e havendo a necessidade de suprimir vegetação nativa.








Comentários