top of page

Ícone da cultura água-docense completaria 115 anos - Imaculada morreu aos 108 anos

  • Foto do escritor: Portal Minha Água Doce
    Portal Minha Água Doce
  • 26 de set de 2017
  • 1 min de leitura

Nascida em 25 de setembro de 1902, em Klausen (Chiusa), sul do Tirol austríaco (região que atualmente faz parte da Itália), Maria Imaculada Brunner Beal foi ainda muito menina estudar na Suíça, sendo que mais tarde ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas. Com elas, desejou ser missionária, motivo que a trouxe para o Brasil.

O navio aportou em São Francisco do Sul, seguindo para Canoinhas, onde começou a lecionar. Mais tarde, mudou-se para o município de Gaurama, depois para Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul. Saindo da Congregação foi para São Paulo. De lá, foi chamada para Bom Retiro (atual município de Luzerna). Mestra de alemão, italiano e português, ensinava os filhos dos italianos em língua portuguesa. Em 1930, casou-se com Luiz Beal. Um dos fundadores de Água Doce, Sr. Erasmo Ferretti, trouxe-a de Bom Retiro em 1935. 

Maria Imaculada educou os fundadores de Água Doce, bem como, seus filhos. Durante toda sua vida, foi fonte e baluarte da cultura água-docense como professora de escola, produtora e diretora de teatro, maestrina do coral da igreja, professora de piano e violino, além de poetiza de grande sensibilidade.

Maria Imaculada faleceu em 01 de dezembro de 2010, aos 108 anos de idade. Ícone da educação e cultura água-docense, a Casa da Cultura tem a honra de levar seu nome e perpetuar a história dessa mulher, que muito a frente do seu tempo, contribuiu de sobremaneira para o desenvolvimento intelectual e artístico de Água Doce e região. 

*Com informações da Casa da Cultura de Água Doce 


 
 
 

Comentários


© 2015-2021 por MINHA ÁGUA DOCE. Criado por Júlio Fantin

bottom of page