top of page

Abertura do Campeonato Aberto de Futsal de Água Doce homenageia Gilmar Fantin, o saudoso Bruco - Con

  • Foto do escritor: Portal Minha Água Doce
    Portal Minha Água Doce
  • 17 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Teve início na noite deste sábado (16), o Campeonato Aberto de Futsal de Água Doce - Taça Gilmar Fantin "Bruco". E na edição deste ano, que conta com 53 equipes de toda a região e até do Paraná, a abertura oficial homenageou o saudoso desportista, treinador e grande incentivador do esporte água-docense "Bruco", falecido em 2010. Sua esposa, a empresária Noeli Lourdes Toigo Fantin foi chamada na quadra para receber uma placa em homenagem ao homem que dedicou maus de 25 anos ao esporte do município. 

As equipes das três categorias (Livre, Veteranos e Feminino), participaram de um desfile de abertura, que também contou com a tocha olímpica. Segundo Peterson Setti, diretor de esportes da CME, a homenagem ao "Bruco" é mais do que merecida, pois ele dedicou sua vida ao esporte água-docense. "O campeonato teve recorde de inscrições e a estimativa é de que ele se estenda até dezembro, com jogos sempre aos finais de semana".

Um bom público prestigiou a cerimônia e os três primeiros jogos da "Taça Gilmar Fantin - Bruco". No Feminino, Água Doce Futsal empatou com a UNBB Irani por 0 a 0. E pelo Livre Masculino, o The Best empatou em 3 a 3 com o Luzerna. Por fim, o Pitu F.C. fez 2 a 1 no Napoli. 

Confira o texto em homenagem ao desportista "Bruco", apresentado na cerimônia de abertura:

Gilmar Fantin, conhecido popularmente por Bruco, nasceu em 28 de janeiro de 1961, na comunidade de Linha Grafunda, então interior de Joaçaba. Desde muito pequeno, Bruco se mudou com a família para o município de Água Doce, onde residiu até seu falecimento em 06 de março de 2010, aos 49 anos.

Bruco é filho de Docelina e Cecílio Fantin, irmão de Idione e Amarildo. Teve que trabalhar desde criança para ajudar a sustentar os irmãos, pois perdeu os pais muito jovem. Casou com a hoje empresária Noeli Lourdes Toigo Fantin, em 1985. Em fevereiro de 1986, nasce o primeiro filho do casal, o hoje jornalista Júlio César Fantin. Em 1992, nasce Eduardo Fantin (Dudu), estudante de Ciências Contábeis, falecido aos 22 anos, em um acidente de carro. Sempre envolvido com a paixão pelo esporte, Bruco está fortemente ligado aos acontecimentos esportivos de Água Doce. 

Em 1988, quando o Ginásio Municipal Walter Roque Cavalet foi construído, nosso saudoso Bruco trabalhava nas Esquadrilhas Ketal, empresa que ajudou a construir o Ginásio. Quando o Ginásio de Esportes foi inaugurado, Bruco esteve presente e passou a ser o primeiro funcionário contratado para trabalhar no local, onde permaneceu por 22 anos. Mesmo não tendo a oportunidade de cursar Educação Física, Bruco foi um grande mestre. Além de zelar pelo ginásio e pelo Estádio Municipal, foi o grande responsável pela implantação das escolinhas de Futsal e Futebol de Campo, sendo treinador, durante muitas gerações de atletas que até hoje despontam em grandes equipes profissionais. Bruco também foi árbitro e diretor de esportes da CME, onde participou e coordenou por muitos anos diversas competições esportivas, desde as divisões de base, equipes adultas, até a Terceira Idade. Ele inspirou muitos jovens da cidade a seguirem seu trabalho. Alguns cursaram Educação Física e se tornaram grandes treinadores e árbitros. Bruco também foi um dos fundadores da Associação dos Veteranos de Água Doce (AVAD).

Com sua morte precoce, Gilmar Fantin, o nosso Bruco, foi eternizado dando nome para a Academia de Ginástica ao Ar Livre, instalada em anexo ao Estádio Municipal e em sua homenagem, o Campeonato Aberto de Futsal de Água Doce, passou a ser carinhosamente denominado de “Taça Gilmar Fantin – Bruco”.

O maior legado deixado pelo saudoso e eterno Bruco, certamente foi o espírito esportivo que continua cada dia mais vivo em cada água-docense e em cada alleta que vê no esporte, não apenas uma profissão, mas acima de tudo, uma lição a ser seguida por toda à vida. 


 
 
 

Comentários


© 2015-2021 por MINHA ÁGUA DOCE. Criado por Júlio Fantin

bottom of page