Conheça as três cidades brasileiras que possuem o nome de Água Doce –Metade dos internautas confunde
- Portal Minha Água Doce

- 1 de set. de 2017
- 3 min de leitura

O Brasil possui atualmente 5.540 municípios e mesmo com tanta diversidade, Santa Catarina é o único Estado que possui uma cidade com a denominação “Água Doce”, localidade onde nasceram os “água-docenses”, desde sua emancipação, há 59 anos. Outras duas regiões brasileiras, no entanto, também possuem municípios com nomes idênticos, mas com o acréscimo de um nome complementar.
No Espírito Santo, no Sudeste do país, o município de “Água Doce do Norte” somente foi instalado em 1989, tendo como gentílico: “água-docense”. Já na região Norte, o município de “Água Doce do Maranhão” surgiu em 1994 e o gentílico é “águadocense”. Em ambas as cidades, a população local costuma, em sua maioria, chamá-las apenas de “Água Doce”. Os distritos ou as vilas que deram origem aos dois municípios também eram denominados “Água Doce”.
Com a popularização da internet pelo país e o surgimento das redes sociais, a existência de três municípios com alcunhas semelhantes, cada vez mais gera dúvidas e muitos enganos na rede. O site Minha Água Doce realizou um levantamento com mais de 2,5 mil usuários do Facebook, todos naturais ou moradores de Água Doce (SC) e descobriu que pelo menos 50% dos perfis analisados, possuem suas cidades trocadas (nos perfis pessoais e até nas páginas comerciais).
É comum encontrar internautas com a cidade do perfil como “Água Doce do Norte” ou “Água Doce do Maranhão”, de forma equivocada. Isso acontece por descuido, por falta de familiaridade com a web e principalmente porque até pouco tempo atrás, algumas cidades de pequeno porte não apareciam nas sugestões do Facebook, Instagram, Twitter e até do extinto Orkut. Ao criarmos a página Minha Água Doce, em julho de 2015, uma sugestão de inclusão da cidade foi realizada junto ao Facebook. Logo, a localidade de Água Doce (SC), passou a aparecer no banco de cidades da rede social. Água Doce (SC)

No ano de 1943, a localidade de Encruzilhada tornou-se distrito com o nome de Água Doce. Mas foi só em 1958 que conquistou sua emancipação de Joaçaba, sendo transformado no município de Água Doce, incorporando o distrito de Herciliópolis ao seu domínio. A denominação escolhida teve origem de um episódio inusitado: Os moradores da vila costumavam dirigir-se em comitivas à cidade gaúcha de Marcelino Ramos para a compra de mantimentos. No retorno de uma dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia - que estava carregada com açúcar - caiu ao realizar a travessia do rio, perdendo toda a carga. O fato fez com que o local fosse conhecido como “o lugar onde a água é doce”, nomeando posteriormente também o Município. Água Doce do Maranhão (MA)

O Norte do Brasil também tem sua Água Doce. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Água Doce do Maranhão, pela lei estadual nº 6197, de 10 de novembro de 1994, desmembrado de Araioses. Quando distrito, seu nome era apenas Água Doce. No passado, alguns pescadores iam do povoado Barro Duro pescar nas imediações da Ilha do Cajú, Ilha Grande e outras ilhas próximas. Um dia faltou água no barco e um dos tripulantes teve a ideia de todos descerem em terra, na busca do líquido. Ao ouvirem o canto dos pássaros seguiram os gorjeios e chegaram até um imenso manguezal. Após intensa caminhada avistaram água corrente, abundante e cristalina. Foram então na busca de uma nascente e ao chegarem até ela, os tripulantes provaram da água e um deles gritou: “É água doce”! Assim deram o nome do local como Água Doce.
Água Doce do Norte (ES)

A área territorial de Água Doce do Norte, município do Espírito Santo, foi doada, em 1949, pelo fazendeiro Domingos Marculino, que, de acordo com a vontade popular, teria emprestado seu nome à localidade. Mas acabou prevalecendo denominação ligada ao hábito daqueles moradores de se servirem de um cafezinho tão ralo que se assemelhava a água doce. A povoação de Água Doce do Norte, então pertencente ao município de Barra de São Francisco, foi criada em 11 de outubro de 1949, recebendo o status de distrito em 1931. Em 6 de maio de 1988, por meio da Lei nº 4066, o município foi desmembrado de Barra de São Francisco e instalado em 1º de janeiro de 1989.
Reportagem: Júlio Fantin - Minha Água Doce







Comentários