top of page

Joaçaba completa 100 anos e Água Doce, embora emancipada, continua dependente da capital do Meio-Oes

  • Foto do escritor: Portal Minha Água Doce
    Portal Minha Água Doce
  • 25 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Nesta sexta-feira (25), Joaçaba completa 100 anos de história. Criada ainda como "Cruzeiro", o atual nome só passou a ser utilizado em 1943. Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade figura como uma das mais importantes de Santa Catarina, sendo sede da Região Metropolitana do Meio-oeste, um dos maiores pólos econômicos do Estado. Após a Guerra do Contestado que incorporou em definitivo uma grande área territorial ao estado catarinense, a antiga "Cruzeiro" passou a fazer divisa com o Paraná, devido a incorporação dos conhecidos "Campos de Palmas". Anos mais tarde, o distrito de "Encruzilhada" conseguiu sua emancipação, formando o município de Água Doce, em 1958, fazendo com que Joaçaba perdesse grande parte do seu território. Hoje, Água Doce possui cerca de 8 mil habitantes e 1.311 km², sendo o sexto em extensão territorial do Estado.

Embora Água Doce tenha se emancipado há 59 anos, o município continua sendo parte dependente de Joaçaba, não somente pelos aspectos históricos e culturais, além de fazer divisa com o município, mas principalmente pela ampla estrutura oferecida pela capital do meio-oeste. Água Doce possui hoje apenas um banco público e outro privado, tendo que recorrer à Joaçaba para os serviços de outros bancos. O Cartório e a Zona Eleitoral que Água Doce pertence são sediados em Joaçaba, bem como, o Fórum e a Agência de Desenvolvimento Regional.

A AMMOC, que representa os municípios do Meio-oeste e a UNOESC, principal Universidade da região, também possuem sede na "Princesinha do Meio-oeste". Já na Saúde, embora Água Doce possua hospital com maternidade, necessita diariamente do Hospital Universitário Santa Terezinha, de Joaçaba, para qualquer atendimento de maior emergência.

Ao chegar aos 100 anos, Água Doce finalmente conseguirá ser 100% emancipada? O futuro dirá!

Minha Água Doce - Julio Fantin


 
 
 

Comentários


© 2015-2021 por MINHA ÁGUA DOCE. Criado por Júlio Fantin

bottom of page