Projeto premiado do CEDUP Água Doce foi ignorado pelo Governo de SC em feira nacional
- Minha Água Doce
- 11 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Nos últimos meses, um projeto criado por alunos e professores do CEDUP Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, o Colégio Agrícola de Água Doce, se destacou na mídia estadual e nacional. A “Chocadeira Artesanal” foi tema de reportagem do programa Globo Rural (TV Globo), da Revista Globo Rural e da RICTV Record Florianópolis.
A ideia surgiu em 2014, quando a professora Luciana Morais e os alunos Renan Basquerote e Andre Luis Rosa, hoje já formados, desenvolveram o projeto para participarem da Feira Regional de Ciência e Tecnologia. O projeto acabou classificado para a etapa estadual, entre 86 outras ideias e foi o vencedor, ganhando o direito de representar Santa Catarina, em 2015, na Feira Nacional de Ciência e Tecnologia, em Pernambuco.
No entanto, o projeto tão elogiado em 2014 e que até hoje rende elogios e repercussão, acabou não representando Santa Catarina, no ano passado, segundo informações obtidas pelo site Minha Água Doce. De acordo com os alunos e a professora Luciana Morais, a comunidade escolar ficou ressentida com a não participação nacional do projeto do CEDUP, na oportunidade.
Os alunos Cristiano Barcarolo e Denis Farenzena,, representariam o CEDUP, em Olinda, mas de acordo com eles, houve corte de verba do governo estadual, o que inviabilizou a participação do projeto na etapa nacional. “Corremos atrás de assinaturas, mas não adiantou. Acabamos não participando da Feira Nacional”, confirmam.
Em novembro de 2015, o CEDUP Água Doce ficou novamente em primeiro lugar na Feira Estadual, em Florianópolis. Desta vez com o projeto “Forragem Verde Hidropônica”, onde disputou com outros 83 projetos. A etapa nacional deste ano deve ser no segundo semestre. Resta saber, se desta vez, Água Doce não será abandonada pelo governo estadual e o projeto realmente participe da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia.
O site Minha Água Doce entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, mas até o fechamento desta matéria, não recebeu retorno por parte de sua assessoria.







Comentários