Exclusivo: Saiba qual o desempenho das operadoras Claro, Oi e Vivo em qualidade de sinal em Água Doc
- Minha Água Doce
- 15 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

A tecnologia 4G já chegou a diversos municípios brasileiros, enquanto isso, em Água Doce, as operadoras Claro, Oi e Vivo ainda operam com a tecnologia 2G. Mesmo assim, as operadoras não estão cumprindo todas as metas de qualidade dos serviços de dados e voz, conforme relatório em que o site Minha Água Doce teve acesso com exclusividade, referente ao primeiro semestre de 2015. A aferição é feita mensalmente pelos fiscais da Anatel.
Na taxa de conexão de voz e taxa de desconexão de voz, a Oi teve bom desempenho sendo aprovada em praticamente todos os meses auditados, exceto em junho deste ano, na taxa de desconexão de voz. Já a Vivo obteve desempenho excelente cumprindo todos os requisitos. E a Claro não foi nada bem na taxa de conexão de voz, sendo aprovada apenas na taxa de desconexão de voz. Isso significa que entre as três operadoras, a Vivo foi a operadora móvel que melhor ofereceu o serviço de chamadas (ligações).
Quanto aos serviços de internet, a Claro só não atingiu a meta em fevereiro para a taxa de conexão de dados, sendo aprovada integralmente na taxa de desconexão de dados. Já a Oi, não obteve desempenho satisfatório na conexão de dados, sendo reprovada em três dos seis meses. Na taxa de desconexão de dados, a operadora foi reprovada apenas em junho. A Vivo por sua vez, não atingiu a meta na conexão de dados em nenhum dos seis meses auditados. Foi aprovada apenas na taxa de desconexão de dados. Isso significa que entre as três operadoras, a Claro foi a operadora móvel que melhor ofereceu o serviço de internet aos seus clientes.
Claro
A Claro operou bem abaixo da meta até abril deste ano na taxa de conexão de voz. Ficou com 87,65% em janeiro, com 89,46% em fevereiro, com 91,26% em março, com 90,92% em abril, com 97,19% em maio e com 99.64% em junho. A qualidade do sinal de voz cresceu, porém foram dois meses atingindo a meta e quatro meses abaixo dos 95%. Por outro lado, a Claro atingiu a meta na taxa de desconexão de voz que deve ser igual ou inferior a 2% das chamadas. Já para a taxa de conexão de dados que deve ser igual ou superior a 98%, a Claro só não atingiu a meta em fevereiro. Na taxa de desconexão de rede que deve ser igual ou inferior a 5%, a operadora cumpriu a meta de qualidade da Anatel.
Oi
A Oi operou acima da meta de 95%, na taxa de conexão de voz. Ficou com 99,34% em janeiro, com 99,37% em fevereiro, com 99,4% em março, com 97,54% em abril, com 99,31% em maio e com 99.24% em junho. Por outro lado, a Oi não atingiu a meta na taxa de desconexão de voz que deve ser igual ou inferior a 2% das chamadas no mês de junho, alcançando 2,11%. Já para a taxa de conexão de dados que deve ser igual ou superior a 98%, a Oi não atingiu a meta em janeiro (95,7%), fevereiro (93,71%) e junho (96,1%). Na taxa de desconexão de rede que deve ser igual ou inferior a 5%, a operadora só não cumpriu a meta de qualidade da Anatel, em junho, com 5,71%.
Vivo
A Vivo operou acima da meta de 95%, na taxa de conexão de voz. Ficou com 98,55% em janeiro, com 98,08% em fevereiro, com 98,23% em março, com 98,84% em abril, com 99,1% em maio e com 98,82% em junho. A Vivo também atingiu a meta na taxa de desconexão de voz que deve ser igual ou inferior a 2% das chamadas. Já para a taxa de conexão de dados que deve ser igual ou superior a 98%, a Vivo não atingiu a meta em nenhum dos seis meses auditados: janeiro (90,17%), fevereiro (86,21%), março (85,93%), abril (87,67%), maio (88,35%) e junho (87,55%). Na taxa de desconexão de rede que deve ser igual ou inferior a 5%, a operadora cumpriu a meta de qualidade da Anatel.







Comentários